translation=tradutor

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A VIRTUDE DA CARIDADE

                       
                               


     O  Ramadã é o mês da generosidade e da caridade certamente.Certamente,a caridade une os corações e o Islame é a religião da união.Por isso Deus ordenou aos crentes a gastarem pela sua causa.É certo que Deus não precisa das nossas caridades nem  dos nossos bens,porque Ele é Quem nos concedeu os bens.Mas constitui em uma prova para nós,uma elevação da nossa posição e para que a sociedade se torne unida,com todos vivendo a paz e felizes.O Islame veio para eliminar a pobreza.Por isso Deus e o mensageiro de Deus incentivam a pratica da caridade em todas as suas formas.
    Deus diz:Deus cobrara dos crentes o sacrifício de seus bens e suas pessoas,em troca do Paraíso.(Alcorão Sagrado:9:111).
    A alma humana tende para o amor ao dinheiro.Deus disse:E cobiças insaciavelmente os bens terrenos!(Alcorão Sagrado;89:20).
    O Profeta disse no hadith narrado por Ibn Abbás:Se o filho de Adão tivesse um vale de ouro,teria desejado ter dois vales;porém (na sua morte),nada além de terra lhe encherá a boca .Ainda assim,Deus perdoara a todo aquele que se arrepender.(Muttafacalaih).
    Por isso Deus ordenou aos crentes a gastarem para poderem purificar a si mesmo da avareza,que constitui em enfermidade psicológica que elimina a pureza do ser humano.
    Deus disse:Fazei gastos pela causa de Deus,sem permitir que as vossas mãos contribuam para vossa destruição.(Alcorão Sagrado 2:195).
    E disse:O exemplo daqueles que gastam os seus bens pela causa de Deus e como o de um grão que produz sete espigas,que irão produzir,cada espiga,cem grãos.Deus .Deus multiplica mais ainda a quem Lhe apraz,porque e Munificente, Sapientíssimo.( Alcorão Sagrado:2:261).
    E disse mais:Recebe de seus bens uma caridade que os purifique e os santifique(Alcorão Sagrado:9:103)
    E disse ainda:...e fazei caridade,que isso sera preferível para vos!Aqueles que se preservarem da avareza serão os bem-aventurados.(Alcorão Sagrado:64:16).
    Se nos livramos da avareza,iremos nos elevar ao nível dos anjos.Isso só acontecera com a assiduidade nos gastos pela causa de Deus,tendo consciência do que Deus lhe reserva.Ele não deve se alegrar quando os seus bens são aumentados,ou se entristecer quando sao diminuídos.
    Deus disse:Para que vos não desespereis,pelos prazeres que vós foram omitidos,nem vos exulteis por aquilo com que vos agraciou.(Alcorão Sagrado 57:23)
    O Profeta ensinou a sua comunidade a gastar pela causa de Deus.Ele distribuía sem temer a pobreza.Isso foi motivo que fez com que muitas pessoas viessem para luz do Islame.Anas Ibn Máliknarra que, sempre que uma pessoa pedia algo para o Profeta,ele lha dava.Numa ocasião um homem veio na presença do Profeta,e ele lhe deu um rebanho de cabras,grande o bastante para encher um vale.
    Numa ocasião um homem foi ter com o Profeta,e ele lhe deu um rebanho de ovelhas,grande o bastante para encher um vale.Quando o homem voltou para o seu povo,satisfeito com a generosidade do Profeta disse a eles:Ó povo meu,aceitai o Islame,porque o Muhammad concede de tal forma que não demonstra temera pobreza!Mesmo quando um individuo aceitava o Islame.,simplesmente com o fito de ganhos terrenos,o Islam se tornava mais caro para ele do que o mundo com tudo que nele há.(Musslim)
    Portanto, através do gasto pela causa de Deus os sentimentos mudam,a sociedade ganha pessoas benevolentes que gostam de fazer caridade,vinculando a sociedade.Dessa forma,o pobre não inveja o rico,os roubos e os crimes não proliferam.A nossa sociedade hoje necessita dessa luz do Islam,a luz da caridade para que os crimes sejam eliminados e a paz e a tranquilidade se espalhem na sociedade.Isso só poderá ocorrer se os muçulmanos se conscientizarem,primeiro,de suas religiões e , então divulga-los no meio da sociedade a qual vivemos.
                                      
    A caridade possui muitas utilidades que refletem no praticante:
    1.Ela afasta o praticante do Inferno.Aicha relatou que o mensageiro de Deus disse:Ó Aicha,esquiva-te do Inferno,ainda que seja dando,em caridade meio tâmara.Ela irá fazer no faminto não invejar o satisfeito.
    2.O caritativo auferira a sombra de sua caridade no Dia da Ressurreicao:Cada pessoa estará à sombra de sua caridade até que todas as pessoas sejam julgadas.(Narrado por Ahmad).
    3.Deus aumentara essa caridade.Abu Huraira relatou que o Profeta disse:Se o individuo der em caridade algo igual mesmo a uma tâmara,fruto dos seus ganhos legítimos,Deus ira aceitar a caridade como pura;Ele a aceita com Sua mão direita e a faz multiplicar para ele ,assim como um de vos cuida de um potro,ate que este se torne um cavalo forte e encorporado,feito uma montanha (Muttafac alaih).
    4.A caridade e uma das causas do aumento de riqueza.;facilita as dificuldades que o ser humano venha a enfrentar nesta vida.Deus disse:Porem,àquele que dá em caridade e é temente a Deus,e crê no melhor facilitaremos o caminho do conforto.(Alcorão Sagrado:92:5-7).
    5.A caridade é remédio para a enfermidade.AbuUmana relatou que o mensageiro de Deus disse:Tratai vossos doentes com a caridade.
    6.A caridade apaga a cólera de Allah e os campos do mal.Abu Umama relatou que o mensageiro de Deus disse:Os praticantes do bem evitam os campos do mal.A caridade apaga a Cólera do Senhor.O estreitamento dos laços familiares aumentam a vida do individuo.
    7.A caridade apaga os vestígios dos pecados.Moas contou que perguntou ao Profeta que lhe dissesse qual a ação o ajudaria a entrar no Paraíso e o manteria afastado do Inferno.O Profeta responde:Estás inquirindo sobre uma questão de grande importância ,depois o Profeta acrescentou:Acaso desejas que te indique as portas da excelência e da virtude?O jejum é um escudo contra as tentações,a caridade em nome de Deus mitiga os pecados como a água apaga o fogo.
    Os nobres companheiros conheciam a importância da caridade.Por isso,apresaram-se faze-la para agradarem a Deus.
    Umar relatou:Foi-m dito que os atos irão se rivalizar.A caridade dirá:Sou a mais importante entre vocês.Ele também disse:O Mensageiro de Deus nos ordenou que fizéssemos caridade e coincidiu isso eu ter algum dinheiro comigo.Disse a mim que eu iria superar Abu Bakr naquele dia.Levei a metade que eu tinha.O mensageiro de Deus me perguntou:O que deixaste para teus familiares?Respondi:o mesmo que estou dando. Então Abu Bakr levou tudo que tinha.O mensageiro de Deus perguntou:O que deixaste para os teu familiares?Abu Bakr respondeu:Deixei-lhes Deus e o Mensageiro de Deus.O ouvindo aquilo,eu disse: Não consigo superar-te nunca.
    Que estes exemplos de bondade fiquem gravados em nossos corações e que a cariadade  se torne um hábito constante em nossas vidas.
                               


               

2 comentários:

  1. Muito bom, que sempre este sentimento de fazer o bem a todos exita em nos.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO POR SUA VISITA NO UBE, ESTOU AQUI
    RETRIBUINDO, O SEU BLOG É MARAVILHOSO, É BOM
    VER QUE EXISTEM PESSOAS COMO A IRMÃ LEVA A
    PALAVRA DO SENHOR AOS QUATRO CANTOS DESTA TERRA
    QUE DEUS TE ABENÇOE RICA E PODEROSAMENTE,
    SE QUISER ME SEGUIR SERÁS BEM VINDA, ABRAÇOS CORDIAIS E FRATERNOS.

    WWW.RCOSTAALVES.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA SUA VISITA E O SEU COMENTÁRIO.
FIQUEI MUITO FELIZ!
VOLTE SEMPRE VIU!